Mundo

Veteranos dos EUA estão decepcionados com a atual situação no Afeganistão

0

Com a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão, o mundo assistiu à rápida retomada do controle do país pelo Talibã, que tomou em Cabul neste domingo (15), enquanto o então presidente afegão, Ashraf Ghani, fugia do país e os Estados Unidos evacuavam sua embaixada usando helicópteros.

Agora, muitos veteranos dos EUA estão expressando frustração e desapontamento com a rapidez com que o Talibã se consolidou após quase 20 anos de guerra.

Estou sentado aqui há 20 anos, quase desde o evento que me impeliu para o serviço militar, que foram os ataques de 11 de setembro”, disse Matt Zeller, veterano do Afeganistão e presidente do conselho consultivo da Associação dos Aliados em Tempo de Guerra.

Mas para veteranos como Zeller, o modo como a guerra mais longa da América chegou ao fim é apenas parte do sentimento: eles também estão preocupados com os intérpretes, tradutores afegãos e pessoal de apoio que passaram anos trabalhando com os Estados Unidos mesmo correndo grande risco.

E agora estou me perguntando se os últimos 20 anos foram completamente inúteis e em vão”, disse ele à CNN. “Todos os amigos que perdi no Afeganistão… para que serviram suas mortes? Para que o sacrifício se este foi o desfecho?”. “Não acho que fiz nada de valor neste momento”, completou.

Zeller foi enviado ao Afeganistão em 2008 e serviu como conselheiro de combate integrado às forças de segurança afegãs. Em seu 14º dia no país, o intérprete afegão de Zeller, Janis Shinwari, salvou sua vida, matando dois combatentes talibãs que estavam prestes a matá-lo.

Para pagar o que considerou sua “dívida de vida”, Zeller ajudou Shinwari a conseguir um visto e vir para os Estados Unidos. Percebendo como o processo era difícil, Zeller e Shinwari fundaram a “No One Left Behind”, uma organização que ajuda a trazer intérpretes que trabalharam com as tropas americanas para a América.

Zeller dedicou anos a esse trabalho e, durante os últimos meses, pede às autoridades americanas a garantia de que os aliados afegãos dos Estados Unidos sejam evacuados com segurança.

Centenas de afegão tentaram embarcar à força em avião americano

No entanto, ao ver o Afeganistão cair nas mãos do Taleban enquanto milhares de aliados afegãos lutam por uma saída, Zeller diz: “Eu me sinto um fracasso total”.

Fonte: CNN Brasil

portal

ÚLTIMAS: Silvio Santos é internado com Covid em São Paulo

Previous article

Vídeo registra momento exato em que afegãos despencam de avião ao tentarem sair do país

Next article

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Mundo