Turismo

Principais pontos turísticos de Maricá

0

Maricá é um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias rodeada de lagoas, rios, montanhas com cachoeiras e restinga. O território é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. A cidade tem diversas opções de lazer, pontos turísticos exuberantes e locais históricos.

Listamos aqui 6 locais que os turistas mais procuram na região que com experiências únicas de imersão às belezas do município:

Ponta Negra: Além das praias, o famoso farol conta com uma linda vista, as grutas uma ótima opção para os mais aventureiros, umas das opções mais procuradas ainda é o canal de Ponta Negra, onde as famílias ficam mais à vontade com as crianças.

 

Praia de Itaipuaçu: Umas das praias mais lindas da região, visitadas por muitos turistas o ano inteiro, hoje é uma das áreas mais valorizadas do município de Maricá, a orla foi totalmente revitalizada e está em fase de conclusão. Há uma grande extensão da praia vai até outro ponto turístico muito famoso que iremos falar a seguir.

Pedra do Elefante: (Alto Mourão), com seus 412m de altura, é uma das trilhas com a vista mais bonita de Maricá e Niterói. A caminhada é tranquila e podemos encontrar vários mirantes durante o percurso. O tempo de trilha varia de acordo com o grupo, mas acredito que 1:30h seja suficiente.

Farol de Ponta Negra: O Almirante Arthur Jaceguay, em 1908, contratou o construtor Albino Cunha para levantar o então sonhado farol de Ponta Negra. O farol foi inaugurado em 01 de maio de 1909, assim formado por uma coluna com base de alvenaria. Como também houve um aparelho, de quinta ordem, encomendado em 23 de maio de 1909 à casa Barbier Bernad Tureme, de Paris. Este aparelho emitia lampejos brancos duplos, iluminando todo o horizonte e, consequentemente, mostrando uma linda visão panorâmica do mar. Em suma, o farol foi, posteriormente, incorporado ao patrimônio turístico e cultural da cidade. A construção é visível a 20 milhas náuticas em tempo claro.

Gruta da Sacristia: A Gruta da Sacristia tem uma pequena praia. Excelente para pescar. Um lindo visual perto do Farol de Ponta Negra. Local de acesso relativamente fácil, bom para se registrar fotos principalmente quando o sol está nascendo! Não recomendamos ir com crianças pequenas, as pedras são muito escorregadias.

Igreja Matriz: A Igreja Nossa Senhora do Amparo, é considerada uma das maravilhas da cidade e teve sua construção iniciada em 1788 e a inscrição no teto da sacristia, diz: ” Em 8 de dezembro de 1788, lançou-se a primeira pedra desta Igreja. Em 15 de agosto de 1802, foi translada para “Nossa Senhora”. Marcando assim, a primeira missa realizada na Paróquia. Fica localizada bem no centro de Maricá.

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em estilo colonial a Igreja Nossa Senhora do Amparo, foi erguida por mãos escravas em 1802. A partir dos anos 40, passou por uma série de reformas, que descaracterizaram seu estilo original (transição do barroco para o neoclássico). O campanário atingiu a altura atual na reforma efetuada entre 1948 e 1952, quando o piso original da igreja foi substituído por mármore.

Há muitos lugares para conhecer e desbravar em nossa linda cidade.

 

Foto capa: Evelen Gouvêa • Matéria: Portal de Maricá

portal

Peças para contenção de ressacas continuam a ser instaladas na orla

Previous article

DEM expulsa Rodrigo Maia do partido

Next article

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Turismo