Maricá

Prefeitura de Maricá aplica multa de R$ 3,4 milhões à ENEL

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A multa foi aplicada pela falta de abastecimento de energia no 3º e 4º distritos e pelo mau atendimento aos clientes do município.

A multa é mais uma na série de ações tomadas pela Prefeitura contra a Enel nos últimos meses.

Dezenas de moradores de Itaipuaçu dormiram na praia na noite da última semana, terça-feira (17). Sem energia elétrica em casa, alguns moradores foram obrigados a procurar um lugar fresco e ventilado para descansar.

Em dezembro passado, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor já havia instaurado um processo administrativo contra a concessionária, após a falta de energia elétrica na véspera e na noite de Natal.

7 meses de transtornos

O prefeito Fabiano Horta determinou que a ação judicial cobre solução para as interrupções frequentes de energia elétrica que, desde meados de 2023, causam transtornos aos moradores e comerciantes do município.

Antes, já houve multas somando mais de R$ 3 milhões, também seguidas de processos administrativos pela má prestação de serviços de energia elétrica.

A falta de energia tem causado diversos transtornos aos moradores de Maricá. Além do desconforto de dormir no calor, há relatos de alimentos estragando nas geladeiras, incluindo casos críticos, como pessoas com insulina que dependem de refrigeração.

Nota da Enel

A Enel, em nota, informou que na noite de terça-feira houve “um desarme no alimentador de Inoã, que atende o município de Maricá” e que o “fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 5h”.

A empresa disse ainda que tem 45 técnicos trabalhando em serviços de poda e manutenção na rede “para prevenir, solucionar problemas e evitar novos episódios”.

No entanto, os moradores de Maricá afirmam que a Enel não investe o suficiente na manutenção da rede elétrica, o que resulta em constantes apagões.

A Prefeitura de Maricá orienta os moradores a registrarem os problemas na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e no Procon-Maricá.

Quem preferir pode acionar a Secretaria de Defesa do Consumidor e do Procon Maricá: (21) 99961-0190 ou (21) 96738-7962 (também WhatsApp).

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