BrasilPolítica

Governadores não poderão ser convocados pela CPI, decide ministra

0

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta última segunda-feira (21) suspender as convocações de governadores que haviam sido feitas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

A liminar foi motivada por uma ação ajuizada pelos gestores estaduais que foram chamados para depor no colegiado.

Segundo a ministra, os mandatários locais devem prestar contas às assembleias legislativas ou ao Tribunal de Contas da União (TCU), jamais perante o Congresso Nacional.

Tenho por suficientemente evidenciado, pelo menos em juízo preliminar, fundado em cognição sumária inerente aos pronunciamentos judiciais cautelares, que a convocação de governadores de estado pelo órgão de investigação parlamentar do Senado Federal (CPI da Pandemia), excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo”, escreveu Weber.

A magistrada também ressaltou que a CPI pode convidar os governadores para participarem das sessões, mas de forma voluntária, e não como testemunhas ou investigados.

A decisão monocrática será colocada para ser referendada pelos demais ministros em uma votação eletrônica que terá início na próxima quinta-feira (24).

Fonte: Conexão Política

Seis idosos vacinados com duas doses da CoronaVac morrem de covid em asilo no PR

Previous article

Maricá Rotativo está em operação nas ruas de Itaipuaçu

Next article

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil