Uma nova vacina contra a covid-19, desenvolvida por um time de cientistas em Israel, chegou no derradeiro momento de testes clínicos em humanos. O modelo pouco comum de imunizante foi possível após equipe de cientistas adaptar uma pesquisa de vacina oral para Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG), criando uma receita capaz de gerar anticorpos contra o novo coronavírus.
Os testes — com recrutamento a ser decidido nas próximas semanas— servirão inicialmente como uma “prova de conceito” para a vacina em cápsula, informou a fabricante Oravax, especializada em imunizantes via oral.
A tecnologia utilizada no produto é a de vírus-como partículas (VLP) que se baseia em uma versão do próprio vírus, mas não infecciosa, para forçar o corpo a produzir uma resposta imune, mas sem a pessoa desenvolver nenhum sintoma.
Facilidades da vacina em comprimido
Uma vantagem desse método de aplicação oral é que facilita a distribuição e não depende de equipamentos para aplicação do imunizante. Dispensando, por exemplo, uma logística para compra de seringas e agulhas.
Uma vacina oral Covid-19 eliminaria várias barreiras para uma distribuição rápida e em larga escala, permitindo que as pessoas tomem a vacina sozinhas em casa.”, disse o CEO da Oramed, Nadav Kidron.
O projeto ainda está em fases iniciais de desenvolvimento e deve demorar para ter resultado de eficácia divulgados, mas um dos focos da companhia é pensando justamente que a vacinação contra Covid pode se tornar algo anual, assim como a da gripe.
Embora a facilidade de administração seja crítica hoje para acelerar as taxas de inoculação, uma vacina em comprimido poderia se tornar ainda mais valiosa no caso de uma vacina Covid-19 ser recomendada anualmente como a vacina contra a gripe padrão.”
Em animais, os estudos mostraram que o imunizante criou anticorpos contra Covid-19. Também não houveram efeitos colaterais nas cobaias, o que indica que o imunizante parece ser seguro.
Portal de Maricá
Comentários