Política

Ministro da Defesa vai ser um civil, anuncia Mercadante

0

O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), coordenador dos grupos técnicos do governo de transição, anunciou nesta sexta-feira, 18, que o presidente eleito, Lula (PT), vai indicar um civil para ser ministro da Defesa.

“O presidente já disse isso publicamente”, disse Mercadante a jornalistas. “O ministro da Defesa será um civil, foi no governo dele e será agora.” Conforme Mercadante, o grupo de trabalho que vai tratar da transição na parte dos militares deve ser anunciado na próxima semana.

Todos serão positivamente surpreendidos pela representatividade e pela estatura das pessoas que vão participar”, garantiu. “Vamos fechar o grupo, e vocês vão ter uma bela surpresa, o grupo está muito bem construído.”

Na quinta-feira 17, o ex-ministro disse que havia um “problema institucional” nas Forças Armadas. A equipe petista já cogitou fazer somente um grupo de trabalho para a Defesa e Inteligência. Contudo, a atual avaliação é que serão duas equipes separadas. Ambos os grupos são os únicos que ainda não possuem uma definição sobre seus coordenadores.

A declaração de Mercadante coincide com uma fala do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz disse estar “convencido de que a pasta deve ser ocupada por um civil”.

O magistrado também comentou um suposto convite de Lula para ocupar a Defesa, mas negou qualquer negociação. “Li pelos jornais, mas minha expectativa é cuidar dos netos”, disse. “Fora de cogitação, até porque não fui convidado.”

Outras nomeações

No Diário Oficial da União (DOU) desta manhã, foram nomeadas outras pessoas para a transição de governo. Trata-se de Marcio Pochmann, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que vai participar do grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão.

O DOU ainda corrigiu a formação do grupo de Planejamento, que contaria com o auxílio do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Ontem, ele enviou uma carta ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição, informando que deixaria a equipe.

Advogado entra com pedido para antecipar posse de Lula, STF nega

Previous article

Dados de Moraes são vazados em grupos de WhatsApp

Next article

You may also like

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Política