A receita de sucesso do Marrocos na Copa do Catar inclui uma tática defensiva, velocidade no contra-ataque, habilidade de seu goleiro e muita paciência. A equipe do norte da África executa um projeto que nações similares têm lutado para reproduzir.
O fato de o técnico ter assumido o cargo apenas no final de agosto torna ainda mais surpreendente a conquista da seleção marroquina – ao se tornar a primeira equipe árabe a chegar às quartas de final de uma Copa.
Walid Regragui, que levou o Al-Duhail à conquista da Liga do Catar, em 2020, transformou rapidamente uma equipe que conta com 14 jogadores que nasceram fora do país, a maior parte em nações da Europa, num time coeso que joga uns pelos outros – algo que nem sempre foi o caso na seleção marroquina.
Único gol sofrido foi contra
A rigor, o Marrocos não sofreu um único gol de um jogador adversário nas oito partidas disputadas sob o comando de Regragui.
Após vencer o Chile por 2 a 0, empatar sem gols com o Paraguai e vencer a Geórgia por 3 a 0 em amistosos, a seleção marroquina abriu sua campanha na Copa do Catar com outra performance impressionante da defesa no empate sem gols com a Croácia, antes de surpreender a Bélgica por 2 a 0 e, em seguida, derrotar o Canadá por 2 a 1 – sendo esse último um gol contra.
O empate por 0 a 0 com a Espanha, que precedeu a sensacional disputa de pênaltis nas oitavas de final, também foi resultado de uma preparação cuidadosa. E, neste sábado, derrotou Portugal por 1 a 0 e se tornou o primeiro país africano a se classificar para uma semifinal de Copa do Mundo.
“Não sou mágico”, disse Regragui aos repórteres após eliminar a “La Roja”, que trocou 768 passes apenas nos primeiros 90 minutos de jogo. “Aceitamos que não teríamos muita posse de bola.”
O meio-campista Azzedine Ounahi recebeu elogios especiais do técnico espanhol, que disse ter ficado totalmente “surpreso” com uma exibição tão intensa. Mas os marroquinos deram seu máximo em todos os jogos: as lesões se acumularam, mas o desejo de avançar na Copa tomou conta dos jogadores, que eram quase os mesmos em campo em todas as partidas.
Comentários